21 de out de 2009

O que é o Sat chakra

Segundo Mestre DeRose:

“Sat chakra é uma modalidade de sat sanga em chakra, em círculo. Não confundir com termo shat chakra que significa “os seis chakras”.

Sat chakra é um tipo de chakra sádhana, isto é, prática feita em círculo.

Quando o objetivo é realizar um pújá, denomina-se chakra pújá, que é uma técnica tipicamente tântrica. No capítulo Pújá isto está mais bem explicado.

O sat chakra é uma prática em que os yôgins, em número mínimo de seis pessoas, sentam-se, formando um círculo, no qual vão executar seis angas, a saber:

- Captação de energia, através de pránáyáma, bombeando a energia do ar para dentro do organismo e o prána para os chakras;

- Equalização da energia, através de mantra, realizando os mesmos mantras, ao mesmo tempo, no mesmo volume e no mesmo ritmo;

- Dinamização da energia, pelas palmas, ao atritar os 35 chakras que possuímos em cada mão

- Circulação da energia, dando-se as mãos e fechando a corrente;

- Projeção da energia, por mentalização e/ou imposição de mãos;

- Filtro contra retorno kármico, através de mentalização específica.

Os Sat chakras costumam acontecer às quartas-feiras, às 21 horas. Nas segundas quartas-feiras de cada mês, os alunos são convidados a trazer uma flor, um fruto e um prato de alimento (sem carne) ou uma bebida (sem álcool) – de preferência de seu próprio preparo – para compartilhar com os amigos e, assim, participar dessa poderosa prática complementar do SwáSthya Yôga.

Só para completar: Sat Sanga

Segundo o que leu acima, sat chakra é um sat sanga em círculo. Mas o que é sat sanga?

“Sat sanga significa reunião em boa companhia, ou simplesmente associação. Designa um tipo de reunião festiva, geralmente promovida apenas para executar kirtans. Nessa oportunidade o oficiante pode aproveitar para fazer uma preleção ou uma meditação com o grupo.

Por extensão pode denominar-se sat sanga uma reunião festiva na casa de um praticante de Yôga, de preferência se todos os convidados forem também yôgins.

Nenhum comentário: